Studio Integral SP

Studio Integral SP

Centro de Treinamento e Formação
Certificação Internacional Yoga Alliance USA

Mestres da Linhagem

Os mestres do Yoga Integral

Sri Aurobindo (1872-1950)


Poeta, pensador, yogue e político, com formação acadêmica na Inglaterra, foi uma liderança atuante no processo de libertação da Ìndia do domínio britânico. Formulou os princípios do Yoga Integral, criando o conceito inédito de “Supramente” e “Consciência Verdade”, que busca para o indivíduo a integração entre a matéria transformada e o espírito.

 Tendo o Yoga como base, ele meditou sobre os ensinamentos dos Vedas, Upanishads e Bhagavad Gita. Entre 1914 e 1921, a experiência e insights obtidos resultaram em mais de 4 mil páginas de escritos filosóficos e espirituais (A Vida Divina, A Síntese do Yoga, Ensaios sobre o Gita, O Ciclo Humano, O Ideal da Unidade Humana, Segredos do Veda). O tratado espiritual "A Vida Divina" (mil páginas) contém suas teorias originais sobre o Conhecimento, Realidade, Si, e os Estágios da Evolução.

Aurobindo também foi responsável por formular os conceitos do Yoga Integral, unificando princípios de diversas linhas do Yoga. Para ele, a evolução continua e um novo princípio de consciência deverá surgir, a “Supramente”. Segundo ele, o Yoga é fundamental na tomada de consciência, facilitando o processo de evolução do Ser.

O caminho de Yoga seguido por Aurobindo procura trazer o poder supramental da consciência divina para a ignorância da mente, vida e corpo, transformando-os realizando o poder divino na matéria (iluminação).

 

Mira Alfassa (1878-1973)


Artista e musicista francesa, a “Mãe”, como era conhecida por seus discípulos, desempenhou papel importante na difusão dos ensinamentos do Yoga Integral.

Foi ela a responsável por formular, segundo a visão do mestre Aurobindo, os princípios de uma educação integral.

Vivenciou e descreveu os processos de transformação do corpo físico, da consciência celular e desbravou caminhos para a iluminação do Ser.

Erradicada na Índia a partir de 1920, quando fundou junto ao mestre Aurobindo, o Sri Aurobindo Asham, onde foi responsável pela direção da comunidade após a retirada do mestre para seus aposentos.

Depois da morte do mestre em 1950, Mira fundou o Centro Internacional de Educação, onde desenvolveu um trabalho conhecido por Yoga das Células cujo propósito era criar uma mente celular restauradora.

Em 1968, a “Mãe” fundou Auroville, nas imediações de Podicherry, Índia, com a intenção de criar um laboratório para evolução de uma nova consciência.

Hoje em dia, seus centros educacionais recebem centenas de pessoas todos os anos que buscam esses ensinamentos.


Mestres da Linhagem Tantra


Mestre Lakshman Gurukkal



Lakshman Gurukkal é um dos raros e reverenciados Gurus de Kalaripayattu, Ayurveda e Tantra das tradições remanescentes no Sul do Índia. Mestre e orientador da fundadora do Studio Integral SP, Wal Nunes, desde 2015.

Seguindo sua linhagem familiar, ele começou a receber os ensinamentos na tenra idade de 5 anos, sob a tutela de seu pai, Guru Veerasree Sami Gurukkal. Nestes anos de crescimento, ele também aprendeu com seu pai a arte e a ciência do Ayurveda. Ele foi condecorado pelo Ministério da Cultura da Índia com o título de Conselheiro Senior em Kalaripayattu e Natyashastra (antigo tratado indiano sobre as artes).

É pós-graduado em Advaita Vedanta pela Rashtriya Sanskrit Sansthan, conceituada universidade sob a pasta do Ministério do Desenvolvimento dos Recursos Humanos, em Nova Délhi. Trabalhou como professor de arte marcial na Universidade de Sânscrito Sree Sankaracharya, em Kerala e é diretor dos centros Hindustan KalariGram  Sangam em Calicut (de tradição familiar, fundado em 1950) e em Auroville - um centro holístico internacional de tratamento e pesquisa em Kalari, fundado em 2010, onde são treinados artistas de todo o mundo.







Dr. S. Vijayan -Anangananda Nathan

O Dr. S. Vijayan Gurnathan nasceu em Trivandram, por volta de 1935.  Depois de concluiir seu treinamento médico, ele viajou amplamente no norte da Índia. Estudou aos pés de Swami Shivananda de Rishkesh, Himalayas, por um ano. Naqueka época, ele pensava em tomar sanyas e viver exclusivamente para práticas e atividades espirituais. Swami Shivananada o encorajou a seguir a vida em família. Depois de retornar a Kerala, casou-se com a Dr C. Ramalashimi, e praticavam carreira juntos como médicos.

Foi iniciado no Chamunda Mantra de RamaDevi de Tellicherry, Kerala. Depois de estudar com muitos mestres espirituais, recebeu Purna- abisheka Deeksha, no Bhasakararaya, Paramapara, de seu Guru, Sree Neelakantha Mahadeva Joshi. Empreendeu uma prática intensa de Upasana, exatamente como ordenou seu Guru. Meditou e fez Sree Chakra Pooja, duas vezes por dia, durante muitos anos. Palestrou por muitos anos em templos ao redor de Kozhikode, atuou em conferências médicas em Sri Lanka.

Publicou comentários sobre Kamakala Vilasa, Bavanopanishad, Paduka Panchaka Stotra e Parasurama e Kalpasutra. Também publicou vários artigos de jornal sobre Tantra, Ayurveda, Kalaripayattu. Em 1993, pré-formou Sree Chakra pratistha para um templo Devi em Sree Perembudur, perto de Chennai. Ele estabeleceu Sree Nathah Ashram em Wythiri, Wyanad, Kerala em 2000. Alcançou o Mahasamadhi em 2005. Sua riqueza é contada pelo número de discipulos que ele fez.