Studio Integral SP

Studio Integral SP

Centro de Treinamento e Formação
Certificação Internacional Yoga Alliance USA

A importância do autoconhecimento na comunicação
A importância do autoconhecimento na comunicação

A importância do autoconhecimento na comunicação


A linguagem é uma construção humana e feita de símbolos. E esses símbolos são acordos de uma determinada cultura para que possa haver uma comunicação entre seus membros! 


Neste diapasão, convencionou-se chamar de “árvore” uma espécie do reino vegetal que possui raízes, troncos, folhas, flores e frutos. 


Por outro lado, existe a realidade e o sentir do mundo que nos cerca. Imagine uma criança pequena, já dotada de visão, olhando o mundo, sem conhecer a linguagem. Ela sente cada objeto sem associar uma palavra a ele, apenas observando-o.


Essa criança vai crescendo e aprendendo a nomear tudo. Esse processo é influenciado pelo meio que a cerca, composto pelas pessoas e pela cultura local. Paulatinamente, o sentir vai dando lugar ao rotular e assim se constroem as crenças e visões de mundo. Nesse pacote inclui-se o julgamento.


Aprendemos as verdades do meio que nos cerca através do simbolismo das palavras. Aprendemos outra realidade através de nossas percepções e sentimentos, que é a nossa verdade interior.


O autoconhecimento, que é a consciência de nosso processo interno e de nossas percepções da verdade, nos ajuda a selecionar e garimpar o real sentido da vida, colocando-nos numa pureza que consegue observar sem julgar, nos ajudando a sentir a verdade e a essência de cada momento e situação. Isso é o que nos ensinam os grandes mestres e sábios que passaram neste Planeta.


Com essa clareza e pureza interna, a comunicação é igualmente clara e pura, livre de confusão entre o que é meu e o que é do outro, separando o fato da interpretação do fato, buscando não tirar conclusões nem levar nada para o lado pessoal.


Somos partículas do Universo Infinito habitando um Planeta com múltiplas dimensões determinadas e limitadas pela linguagem, em geral materialista e que pouco observa os processos interligados das energias complexas da natureza.


Texto da Colaboradora

Glau Esqueda

https://www.instagram.com/jornada_vida_integral/




Todos Direitos Reservados - Studio Integral SP 2021