Studio Integral SP

Studio Integral SP

Centro de Treinamento e Formação
Certificação Internacional Yoga Alliance USA

Ansiedade
Ansiedade

"A ansiedade é uma emoção Universal e é parte necessária da resposta do nosso organismo ao estresse, o que significa que nossa  Mente identifique uma situação de perigo e se prepara para ela.
Ela pode ser considerada normal quando significa uma reação adequada a determinado estímulo ameaçador e patológica, quando é inadequada ao estímulo pela intensidade e duração dos seus sintomas e sinais.
Pode-se  dizer sobre a ansiedade sobre dois pólos: A ansiedade estado  que se caracteriza por um momento particular e uma reação às circunstâncias provocadoras.
A ansiedade traço que diz respeito há uma tendência do indivíduo a reagir de modo ansioso  ao longo do tempo e exageradamente as situações comuns na nossa vida,Mesmo quando nem sempre essas situações representam uma ameaça ou situação constrangedora e geralmente estão ligadas a ideias e sentimentos de Constrição em que o sujeito possa se sentir oprimido ou  pressionado. Ansiedade natural  difere da ansiedade estado ou da ansiedade traço,não no que diz respeito à qualidade, mas a quantidade desta emoção  dentro do contexto de vida.
Seus sintomas podem ser divididos em sintomas físicos como suor, aumento do batimento cardíaco, náusea, dificuldade de respirar calafrios e tremores  entre outros que prepara nosso corpo para fugir ou lutar; e sintomas psíquicos como os sentimentos de ameaça, medo, irritabilidade, insegurança, dificuldade de concentração ,sensação de estranheza, entre outros.
Já é um transtorno ansioso é caracterizado por estados emocionais repetitivos ou persistentes, Nos quais a ansiedade  patológica desempenha papel fundamental tornando disfuncional ou  atrapalhando a Vida Prática de alguma maneira.
os transtornos de ansiedade não são privilégios da vida moderna, eles sempre existiram mas eram considerados como parte de outras síndromes e muitas vezes não eram vistos como um problema separado que se manifestava por si próprio como um sistema unitário. No entanto, de acordo com a personalidade, a cultura,  o ambiente,  a ocupação, o histórico familiar entre outros fatores, o indivíduo pode apresentar esses sintoma ou esses traços de maneira mais ou menos  acentuada numa combinação diferente para cada pessoa.
Em nossa sociedade atual, Muitas vezes somos avaliados por aquilo que produzimos e não por aquilo que somos. Essa exigência gera em nós a cobrança por um alto padrão de funcionamento,  em que muitas vezes funcionamos de modo automático dentro de uma pressão  de produtividade frente aos outros e a nós mesmos que  acabam por fomentar em nosso cotidiano tanto a criação de estados ansiosos, como o aumento das situações difíceis para quem possui a  ansiedade traço, que ocorrendo de maneira continua, muitas vezes geram transtornos ansiosos.
Em nossa sociedade moderna, muitas vezes aquilo que não rende não tem valor e  embora possamos reconhecer a importância de estar  produtivo em uma sociedade, eficiente no trabalho ou bem sucedido na vida: É verdade que o ser humano precisa ao mesmo tempo de um coração quente e a cabeça fria!
A princípio somente aquilo que mantém nosso coração quente, não nos dá o lucro de que precisamos  para resolver nossa vida prática.  Mas a falta de conexão com aquilo que amamos,  com aquilo que fazemos ou com o que sentimos pode gerar prejuízo no sentido de que, Nossos sentimentos e pensamentos são combustível de nossas ações."




Todos Direitos Reservados - Studio Integral SP 2021