Studio Integral SP

Studio Integral SP

Centro de Treinamento e Formação
Certificação Internacional Yoga Alliance USA

Brahmacharya
Brahmacharya

Brahmacharya:

 O caminho espiritual, ir ao encontro de Brahmam, a realização Suprema.

Perguntei ao meu professor hoje, durante o café da manhã, para falar sobre Brahmacharya e explicar por que é associado a sexo e celibato.


 Guru Lakshmanan Gurukkal, é meu mestre de Kalari e Sri Vidya Tantra aqui na índia, para ele Brahmacharya é o caminho espiritual, alcançado depois de praticar certas técnicas de purificação assistida por um Guru. Só se atinge este estado de consciência, uma vez que se faz um sadhana específico dado por um Guru. A razão e importância de ter a assistência de um Guru é por que as práticas de Mudras citadas por Patanjali, por exemplo, são aplicadas de acordo com o temperamento de cada indivíduo, é importante saber que a prática aplicada para mim, nem sempre vai ser a mesma de outra pessoa.


Brahmacharya, não é a ausência nem a repressão dos nossos desejos sexuais, mas a transformação desta energia. Não se transforma nada negando.  Para ele, uma pessoa que não busca alcançar este estado de brahmacharya, quando se relaciona com uma energia não purificada, vamos colocar, nestes termos, ela atrai consigo todos os desejos mundanos, possessões, a necessidade de muito sexo, o apego, a luxúria e vários outros desejos que levam ao sofrimento. O que gera  frustrações e relações não saudáveis, impedindo assim a plenitude do ser e o desenvolvimento da prática espiritual. Quando se pratica brahmacharya, a idéia é elevar a energia dos chakras inferiores e conectá la com a energia superior criadora.  


Perguntei a ele: - Isso significa que uma vez que elevar esta energia, o desejo sexual desaparecerá?


Ele disse que não, que é algo difícil de explicar o processo de transmutação energética, mas está ligado a plenitude Divina,  a felicidade de viver as coisas sem questionar os fatos. Você simplesmente aceita o que vier.

Segundo ele, qualquer técnica do Yoga, não deve ser imposta, 

No tantrismo, por exemplo a transformação da energia é feita  através de abraçar qualquer experiência que a vida te colocar. 

Por isso, fora dos templos aqui, você encontra imagens de pessoas em diferentes posições sexuais. A idéia é passar pelo processo até conseguir transcender sua energia. A negação, a repressão pode ser um caminho perigoso e atrair mais problemas que a transformação.


O yogui que escolher o caminho do celibato, e se sente feliz com a escolha, também não é errado. As técnicas não devem ser impostas, a pessoa deve sentir alegria no processo.

O principal é se observar no processo, não negar nada, aceitar o que vier e saber que no seu próprio tempo a transformação chegará, pode levar anos para alguns, para outros várias vidas, mas o importante é não levar tão a sério. A porta sempre estará lá, e quando você sentir preparado, pode escolher se quer abrir ou não. A filosofia do Yoga, do tantrismo, do ayurveda, são ensinamentos que pode te levar a acessar o caminho espiritual, mas a pessoa deve ter em mente que não é uma obrigação, e cada indivíduo no seu próprio tempo encontrará seu próprio caminho.

Brahmacharya, é só mais um processo de purificação que pode te levar a realização Divina, a união de Shiva e Shakti. E assim como pratyahara, deve ser vivenciados de maneira suave e alegria.


A filosofia indiana tem o intuito de nos ensinar a deixar de lado o  padrão de querer alcançar algo e nos ensina a aceitar o que a vida tem a nos oferecer.

Se você está passando por um obstáculo por exemplo, a tendência é querer se livrar da situação e seguir em frente. Ao invés disso, deveríamos, aceitar a situação e nos preparar para seguir em frente quando estivermos preparado para seguir. Evitando os obstáculos, ou negando certas situações, simplesmente não a transformamos e continuamos repetindo os mesmos padrões de sempre. Atraindo assim os mesmos sofrimentos. Isso acontece  por que não aceitamos mergulhar nas experiências e aprender com elas. Evitamos, achando assim que evitamos a dor..


Wal Nunes




Todos Direitos Reservados - Studio Integral SP 2021