Studio Integral SP

Studio Integral SP

Centro de Treinamento e Formação
Certificação Internacional Yoga Alliance USA

Endometriose e Yoga
Endometriose e Yoga

Considerada a doença da mulher moderna, a endometriose vem afetando um número significativo de mulheres atualmente. Eu mesma tive o diagnóstico desta doença antes de engravidar. É muito comum porém o diagnóstico nem sempre é feito com agilidade o que pode comprometer a saúde de outros órgãos além dos reprodutivos.
.
É uma condição onde a mucosa do útero cresce fora da cavidade uterina. O principal sintomas é dor,mesmo fora do período menstrual e durante as relações sexuais e pode levar à infertilidade.
Em um processo normal, a mulher elimina o endométrio durante a menstruação. Contudo, algumas células podem migrar no sentido oposto e se alojar na cavidade abdominal, multiplicando-se e provocando uma reação inflamatória,no útero e em outros órgãos.E a baixa na imunidade tem algum papel ao permitir que ele se desenvolva na região. Por isso, estuda-se a influência de várias questões ligadas à imunidade da paciente, e uma delas é o estresse. Mulheres com endometriose têm maiores traços de estresse e ansiedade. (Dr. Maurício Abraão)
.
Metafisicamente é a tentativa da mulher em se afirmar como pessoa diante daqueles que a cercam. O mecanismo adotado para alcançar esse objetivo é o de querer que os outros sejam iguais a si, que pensem e ajam à sua maneira. “se todos forem iguais a mim, não vou me sentir inadequado”. Isso representa não estar seguro quanto ao seu próprio jeito de ser. Ficar seguro de que temos o direito de ser diferente dos outros,agir a nossa maneira sem querer "forçar a barra" para que as pessoas também sejam assim; respeitar o nosso estilo e deixar que cada um faça a sua maneira (Valcapelli).
.
Além da endometriose o estilo de vida da mulher moderna pode aumentar casos de ansiedade, depressão, culpa, estresse e reduzir significativamente a sua taxa de fertilidade e, portanto, também reduzir suas chances de conceber.
Práticas que auxiliem a saúde física e emocional são essenciais para que a doença seja controlada. Yoga e meditação são boas opções de prática pois ajudam a diminuir o limiar estrogênico e a melhorar a imunidade.


Texto:

Mayara Rosa




Todos Direitos Reservados - Studio Integral SP 2021