Studio Integral SP

Studio Integral SP

Centro de Treinamento e Formação
Certificação Internacional Yoga Alliance USA

Iniciando na Meditação
Iniciando na Meditação

Primeiro passo para Meditar em Casa:

Antes de começar a meditar, tenha em mente que a meditação é um método para treinar corpo e mente e o resultado só acontece se você praticar todos os dias com disciplina e perseverança. 

Não adianta praticar uma vez por semana e achar que os benefícios virão, pode até acontecer para algumas pessoas, mas é muito raro.

Geralmente quando iniciamos um Sadhana, (prática), o praticante ( Sadhaka) deve manter este sadhana, sem quebrar o ciclo por no mínimo 40 dias, iniciantes, 21 dias. Então tenha em mente que você vai precisar manter esta rotina por no mínimo 21 dias;

 Isto é importante para quem almeja iniciar a prática. Planejamento, disciplina e a necessidade de criar um novo hábito, fazer da prática parte da sua rotina.

Segundo Passo

Escolha um lugar na sua casa, onde você possa criar a energia do seu templo sagrado, seu altar,

Vai ser o seu  lugar de silêncio, procure acender um incenso se puder, colocar uma música relaxante, que vai lhe ajudar a entrar numa sintonia mais sutil e lhe trazer para o presente.

Terceiro Passo

Procure sentar numa postura confortável para você. Pessoas que tem alguma deficiência, ou lesão, que não conseguem ficar sentados no chão, não tem problema meditar sentado na cadeira. O importante é achar uma postura que seja confortável e que seu corpo não fique tenso, enquanto medita. É importante depois que achar sua postura, alinhar o corpo, coluna ereta, para o fluxo de energia fluir naturalmente e sua respiração possa ser lenta e sutil..

A coluna no Yoga, também conhecida como Kundalini, é o nosso principal canal de energia do corpo, é importante mantermos sempre alinhada.

Quarto Passo.

Respire e traga sua atenção para respiração.

Quinto Passo

Esteja atento a sua volta, procure despertar os sentidos e trazer sua atenção para o presente. Procure ouvir os sons que te rodeiam, por mais que tenha muito barulho de carro ou gente, procure ficar prestando atenção a estes sons e o impacto vibracional que ele tem sobre seu emocional. 

Perceba que apesar de muitos barulhos e apesar de morarmos em São Paulo, sempre há sons de pássaros cantando, é a beleza de estar atendo, você aprende a filtrar o que realmente importa para seu corpo e mente. E quando menos perceber, muitos sons que te incomodavam, não são tão perturbadores assim.

Sexto Passo,

Aqui é para aquelas pessoas que se identificam muito com os pensamentos.


Primeiro, não brigue com sua mente, você nunca vai ganhar dela desta forma. Não tente impedir seus pensamentos de virem à tona, enquanto você tenta meditar.

Uma vez uma aluna me disse na sala de aula: 

- Professora, sempre tento meditar, mas quando me vejo, to aqui lembrando que preciso ir ao supermercado e quando menos espero, estou fazendo a lista mentalmente do que preciso comprar.

Minha resposta a ela foi o seguinte: _ Não há problema se vier o pensamento que tenho que ir ao supermercado depois daqui, observe o pensamento, relembre a você mesmo que agora, seu foco é você, seu corpo e sua meditação.

 Então observe o pensamento que veio do supermercado, mas não entra na onda do pensamento, não deixe a mente te levar, deixa a lista para fazer depois da prática.

Antes de entrarmos em meditação, precisamos treinar a nossa concentração, e para isso é necessário criar um ser observador ai dentro de você, que acolha tudo de você mesmo, quanto maior e forte se tornar este ser observador, mais preparado você estará para dar os primeiros passos na meditação.

Sétimo Passo

É muito difícil começar a meditar sem técnica nenhuma, por isso a necessidade de ter um professor. Algumas pessoas usam mantras, outros meditam de olhos abertos, (zen budismo) outros meditam com dança, mandalas e inúmeras outras técnicas.


Boa Prática.

Namastê

Wal Nunes





Todos Direitos Reservados - Studio Integral SP 2021