Studio Integral SP

Studio Integral SP

Centro de Treinamento e Formação
Certificação Internacional Yoga Alliance USA

O que é Yoga
O que é Yoga

"Falar sobre o Yoga e o entendimento sobre o tema passa muito além de qualquer conhecimento técnico proveniente de bibliografia. Envolve percepção pessoal, experiências e história de vida prévios que constroem o sentido pessoal do yoga para um indivíduo ou para uma comunidade em particular. Pode ainda envolver (para os que creem) a influência de histórias de vidas passadas que compõem geneticamente o ser que habita o indivíduo na vida presente. Assim, envolve aspectos de crença, história e filosofia que acabam, de forma mística e encantadora, contribuindo para o auto-conhecimento do indivíduo.

O autoconhecimento, por sua vez, permite a observação de hábitos (Samskaras) que podem ter contribuído para o desenvolvimento de aspectos de personalidade que geram sofrimento (kleshas). E na atualidade, realmente se percebe que a humanidade está enferma, em estágios de sofrimento intermitentes entre usufruir de prazeres contemporâneos, que passarão muito em breve, lamentar das dificuldades passadas, ou ainda, de anseios futuros. As alegrias são tão raras que passam brevemente como vestígios na alma, indo logo embora.

E eis que a vida não se vive de passado, muito menos de anseio pelo futuro. O yoga vem (em minha percepção) como um conjunto de experiências pelas quais o indivíduo decide passar. O caminho, preferencialmente, pode ser guiado por um mestre, que atua como um papel presente, mas também pode ser individual, se esta for a escolha da pessoa. Neste ponto, há grandes dúvidas acerca de qual o melhor modo de alcançar o auto-conhecimento e a tranquilidade com a situação passada, presente e futura.

Esta tranquilidade pode ser alcançada com a libertação de emoções que nos afastam da paz interna, com a libertação de avidya, para assim, alcançar a realidade interna de cada qual. Em termos científicos, crê-se que ao alcançar o samadhi novas percepções e sentidos poderão ser identificados pelos seres humanos. Em termos religiosos, o samadhi é o momento em que uma força superior (Deus, Brahmann, o Divino) é encontrada pelo espírito tornando-se uma energia uniforme, conforme cita Wall Nunes, na apostila do curso, tem o objetivo de “despertar a união com o ser Divido, a realização do ser – Atman”.

Eis que o yoga, dessa forma, vem como um caminho para a compreensão do destino dos seres humanos nesta Terra, inclusive o meu."


Tábata Bertazzo






Todos Direitos Reservados - Studio Integral SP 2021