Studio Integral SP

Studio Integral SP

Centro de Treinamento e Formação
Certificação Internacional Yoga Alliance USA

Sri Aurobindo
Sri Aurobindo

Neste dia 15 de Agosto a Índia celebra 73 anos de sua independência e homenageia um dos grandes ícones de sua cultura pelo que seria seu 148º aniversário: Sri Aurobindo (1872 – 1950), líder político que mais tarde foi exaltado como sábio, filósofo, poeta e Yogue.


Sua participação na luta pela liberdade indiana contra os britânicos deu-lhe popularidade à medida que ele evoluía gradualmente para se tornar um guru espiritual e formulava os conceitos do caminho que chamou de Yoga Integral, unificando princípios de diversas linhas do Yoga. 


Ele meditou sobre os ensinamentos dos Vedas, Upanishads e Bhagavad Gita. Entre 1914 e 1921, suas experiências interiores e insights resultaram em mais de 4 mil páginas de escritos filosóficos e espirituais (A Vida Divina, A Síntese do Yoga, Ensaios sobre o Gita, O Ciclo Humano, O Ideal da Unidade Humana, Segredos do Veda). O tratado espiritual "A Vida Divina" (com cerca de mil páginas) contém suas teorias originais sobre a natureza da Matéria, do Conhecimento, da Realidade e do Si. O tema central de sua visão são os estágios da Evolução da consciência humana para uma consciência divina, de natureza Supramental.


Para ele o ser humano é uma espécie transitória, sobre a qual um novo princípio de consciência deverá surgir. O Yoga de Sri Aurobindo propõe trazer o poder supramental para a ignorância da mente, vida e corpo, transformando-os, realizando o poder divino na matéria (iluminação) e estabelecendo gradualmente as condições para uma Vida Divina na Terra.


“Todas as possibilidades do mundo no homem estão esperando como a árvore espera em sua semente. Seu passado nele vive; ele dirige seu passo futuro; seus atos presentes moldam seu destino vindouro. Em sua casa de Vida se ocultam os deuses não nascidos”.

Sri Aurobindo (no poema Savitri)


Studio Integral SP




Todos Direitos Reservados - Studio Integral SP 2021